Em Alimentação, Saúde
5 (100%) 1 vote

Cultivada em mais de 90 países, especialmente na Ásia, esse tubérculo tem origem nas Américas. Cristóvão Colombo foi o primeiro a leva-la para a Europa. Aqui no Brasil, existem 4 tipos: a batata amarela e roxa (casca e polpa nessas cores, normalmente usadas para fazer doce) a batata branca (sua polpa é branca e adocicada) e a avermelhada (casca de cor parda e polpa amarela com veias roxas avermelhadas). Uma curiosidade é que no nordeste do país é chamada de coração magoado. Então vamos ao que interessa.

A batata doce continua em alta. Sua versatilidade de formas de preparo e todo o bem que ela traz para nossa alimentação estão cada vez mais evidenciados. Os benefícios da batata doce são inúmeros, a começar sua excelente capacidade de nos fornecer energia, por conta dos carboidratos saudáveis que não elevam a quantidade de açúcar em nosso sangue, tornando a batata doce na dieta uma ótima opção para quem malha com frequência. A batata doce para emagrecer também é muito recomendada, pois ela ajuda a reduzir a fome, causando sensação de satisfação.

benefícios da batata doce

Batata doce: benefícios e malefícios

Assim como o chá de gengibre, a melhor forma de absorver todos seus benefícios em uma dieta é fazer a batata doce cozida e com casca, por favor, evite fritar porque a fritura, obviamente, aumenta a gordura na batata doce roxa, prejudicando a saúde.

A batata doce assada conquistou seu espaço no cardápio das dietas e alimentação saudável ao se tornar o “xodó” dos praticantes de exercícios físicos, principalmente musculação. Conhecida como o carboidrato principal para atletas, ela bate os outros tubérculos em inúmeros nutrientes: Tem 5 vezes mais cálcio, além do dobro de fibras e e potássio do que a batata comum. Segundo a nutricionista da Dietnet, em São Paulo.

Se comparada à mandioca, por exemplo, ela também ultrapassa em fibras e cálcio, bem como em proteína, potássio e fósforo.

dieta da batata doce

Batata doce engorda ou batata doce emagrece?

Resumindo: a batata doce faz a estimulação do intestino, ajuda a controlar a diabetes e o colesterol e, mesmo tendo mais calorias que a inglesa, a tal “dieta da batata doce” ajuda a emagrecer. Mas afinal, a batata doce tem quantas calorias? Em 100g da batata doce, encontramos 86 calorias.

Por isso, dizemos que esse tubérculo mostra um índice glicêmico baixo em comparação a batata-inglesa. Esse número mede a velocidade com a qual a glicose entra em nossa circulação sanguínea, após o consumirmos um carboidrato.

Ingredientes com índice glicêmico alto fazem com que as taxas de açúcar no sangue disparem. É então que o pâncreas começa a trabalhar dobrado, produzindo insulina em excesso, a encarregada de levar o açúcar para dentro das células, porém, em grande quantidade, faz com que nosso organismo estoque a gordura.

Sendo assim, batata doce não provoca picos de glicose, fornecendo energia de forma balanceada. É dessa forma que ela ajuda no tratamento da diabetes tipo 2. Comendo batata doce você demorará mais a sentir fome! Portanto, o índice glicêmico baixo auxilia no emagrecimento.

batata doce na dieta

Não dá para generalizar os alimentos e encaixa-los em “só engorda” e “só emagrece”. Ganhar peso é consequência de muitos fatores, incluindo a dieta como um todo e a prática de atividade física. Como qualquer alimento, quando se consome em excesso, a batata doce pode sim contribuir para engordar, por ser uma fonte de carboidratos. O que importa é consumir com moderação, sempre, evitando exagerar. Na hora que em pensar em como fazer a batata doce cozida, priorize em não tirar a casca! Lá estão bastantes dos nutrientes dela e crucialmente, a fibra, que é imprescindível para aumentar nossa sensação de saciedade.

Lembre-se que uma alimentação saudável e correta para o corpo, é essencial a variedade de ingredientes. Não deixa sua dieta ficar monótona, utilize outros carboidratos, legumes e verduras.

Para que serve a batata doce?

Os efeitos da batata doce para quem faz muita musculação, principalmente, é a quantidade de energia que ela nos proporciona, auxiliando na queima de gordura e o ganho da massa muscular. Isso porque ela libera glicose no sangue de forma mas dosada e lenta.

Ela deve ser comida nas principais refeições, como o almoço e jantar, nos dias de treinamento, e sempre acompanhada de alimentos ricos em proteína e pouca gordura. Alguns exemplos são: carne de frango, peru, peixe e ovo. Além disso, é importante que se insira legumes como abóbora, por exemplo.

batata doce em pó

Afinal, batata doce é bom para que?

Batata doce: para que serve. Vamos lá. Principalmente para o coração e o intestino. O chamado amido resistente derruba o colesterol nocivo (LDL) e o triglicérides, tento papel fundamental na prevenção de doenças do coração. Quando passa pelo intestino grosso, esse amido da batata é fermentado pelas bactérias boas (as probióticas) e, assim, ajudam na prevenção da prisão de ventre, doenças inflamatórias intestinais, hemorroidas e câncer do cólon. A batata doce oferece ainda mais: ela é um alimento repleto de em vitaminas e minerais.

Nela, encontramos vitamina A e vitaminas do complexo B. A vitamina A é fundamental para a manutenção da saúde da nossa pele e dos olhos, e as outras atuam de diferentes maneiras, mas especialmente, no sistema nervoso.

batata doce assada

O magnésio é outro mineral que achamos em abundância na batata doce. É ele que ativa nossas enzimas. Já o cálcio é o maior responsável pelos nossos ossos; o fósforo nos deixa mais dispostos e o potássio regula nossa pressão arterial.

Acha que acabou? Está enganado. Ela ainda tem o betacaroteno (quando mais escura for a polpa do alimento, mais ele tem), a antocianina (encontrada na batata doce roxa) e vitaminas C e E. Todas essas são substâncias que previnem o câncer, e inclusive combater o envelhecimento prematuro das células.

Suco de batata doce

Alguns preferem ingerir a batata doce em forma de líquida. Aqui entra o suco de batata doce a vitamina de batata doce. Caso ainda não tenha se convencido, nutricionistas apontam 5 motivos para incluir essas bebidas com batata doce na sua rotina:

É ideal para quem encontra dificuldade em ganhar peso e massa magra. Se combinada ao levantamento de peso, trará ótimos resultados. Pegue o hábito de beber após o treino e/ou na parte da noite, como jantar.

A bebida também é uma escolha boa para quem luta para perder peso. Além de dar massa muscular, ajuda na eliminação da gordura corporal.

Como já falamos, mas é bom reforçar, é excelente para os diabéticos, por conta do baixo índice glicêmico.

Para os pacientes com quadros de reumatismo, a bebida é aliada, por ter função anti-inflamatória.

batata doce cozida

Por ter muita fibra, traz leveza para que a flora intestinal funcione corretamente.

Se você é uma dessas formas, vamos mostrar duas receitas: uma de vitamina e uma de suco. Anote aí:

Para o suco:

  • 100g de batata doce, cozida (sem casca)
  • 200ml de água gelada
  • Adoçante, o quanto achar que baste.

Para a vitamina:

  • 80g de batata doce, cozida
  • 300ml de água, gelada
  • 1 colher de aveia
  • 1 banana nanica grande
  • Adoçante
  • Meio limão
  • Bata tudo no liquidificador durante 2 minutos e prontinho!

como fazer batata doce

Como fazer batata doce

Batata doce cozida, batata doce assada, suco de batata doce, vitamina de batata doce e até doce de batata doce! As receitas para a sua dieta precisam incluir batata doce! Então, para não enjoar, vamos mostrar jeitos diferentes de prepará-la. Assim, você não precisa desistir da sua dieta porque cansou da batata doce.

Uma boa receita, que todos conhecem, é a famosa combinação com frango, pois é considerada balanceada nutricionalmente, fazendo com que você só precise acrescentar alguns legumes para ter uma refeição satisfatória e saudável.  La vem a primeira receita!

Frango com batata doce:

  • 1 filé de peito de frango
  • 2 batatas doces
  • Vinho tinto
  • Duas folhas louro
  • Um dente de alho
  • Meio limão
  • Quanto quiser de orégano

Tempere o frango com alho, louro, vinho, limão e orégano. Coloque as batatas para assar no forno, embrulhadas em papel de alumínio durante 30 minutos. Grelhe o filé de frango, sem óleo. Para a salada de acompanhamento, recomendamos repolho roxo, tomate e rúcula, temperada apenas com azeite e vinagre.

Receita número 2:

  • 2 batatas doce
  • 1 colher de sopa de margarina sem sal
  • 1 ramo de alecrim
  • Pimenta do reino

Corte a batata, sem tirar a casca, em rodelas finas e espalhe. Leve ao forno pré-aquecido com 180 graus de 20 a 60 min ou até você observar que as batatas estão douradas e crocantes. Coloque a margarina para derreter e jogue na batata junto com alecrim e pimenta do reino.

suco de batata doce

Curiosidade: se você não curte o gosto da batata doce, ela também pode ser consumida em pó, misturada no líquido de sua preferência. Agora não tem mais motivos para não comer, hein? Chegou a hora de deixar as desculpas de lado e comer de forma mais saudável. Vamos incluir a batata doce nas refeições?

Postagens Recentes

Deixe um comentário

COMECE A DIGITAR E PRESSIONE ENTER PARA PESQUISA

tapioca beneficios