Em Alimentação, Saúde
4.8 (96.67%) 6 votes

O alho é um ingrediente muito comum nas receitas brasileiras. Mesmo assim, muito temos a descobrir sobre esse alimento que, além de dar um toque especial nos pratos, o alho também pode auxiliar significativamente na nossa saúde. Há bastante tempo as propriedades médicas do alho têm sido utilizadas na fórmula de remédios naturais. Seus efeitos diuréticos, por exemplo, proporcionados pela ação de seus óleos essenciais e açúcares com baixo peso molecular. Atualmente surgiram inúmeros estudos científicos que comprovam sua utilização como remédio eficaz para ainda mais doenças e condições. Afinal, o alho é bom para quê mais?

alho para que serve

Para que serve o alho

O alho para que serve? Bom, ele é um ingrediente muito eficiente na prevenção de variados tipo de doenças e males cardiovasculares. O alho ajuda a reduzir a pressão arterial, devido à estimulação da fabricação de ácido sulfídrico, substância que relaxa os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo de sangue no corpo. Ainda adiante, ele ajuda a prevenir e até mesmo diminuir o endurecimento das artérias, algo que, caso ocorra, pode atrapalhar a circulação sanguínea.

agua com alho beneficios

Acha que acabou? O alho é semelhantemente incrível para a digestão. Mesmo que em algumas pessoas possa causar constipação, atrapalhar quem está a tratar mau hálito e não seja muito recomendado para quem tem acidez elevada no estômago ou outros problemas gástricos (assim como chá de gengibre), a ingestão de alho beneficia o sistema digestivo, ajudando a processar melhor o que foi ingerido. Dessa forma, o alho contribui na eliminação de resíduos do nosso corpo, auxilia na prevenção de inflamações do sistema gástrico e também pode atacar bactérias que causam danos ao intestino, sem atrapalhar aquelas que ajudam na digestão.

agua de alho em jejum

Como dito no início, o alho é, além de tudo, um ótimo diurético, facilitando a eliminação de toxinas e líquidos. Para isso, uma dica é misturar 3 dentes de alho amassados em um litro de água mineral e tomar diariamente, pelo menos dois copos dessa mistura, por duas semanas. Será que essa água de alho emagrece? Ela ajuda na eliminação de líquidos e toxinas, então pode-se dizer que ela ajuda a emagrecer, sim! Mas não abuse! Para voltar a tomar a bebida é aconselhado que se espere pelo menos uma semana.

benefícios do alho

Alguns estudos sugerem que existe uma relação entre o consumo com regularidade de alho e a redução do risco de adquirir diversos tipos de câncer, por conta das suas propriedades antibacterianas e a prevenção da multiplicação de substâncias cancerígenas. O alho parece ter ótimos resultados na prevenção dos tipos de câncer que atingem o sistema gastrointestinal, uma das explicações poderia estar no teor de enxofre presente, que apresenta efeitos positivos na batalha contra esse tipo de doença.

alho da gases

Infelizmente, é inevitável que, em algum momento da sua vida, você não contraia algum tipo de doença. É aqui que o alho continua sendo um parceiro muito importante para nós. Um exemplo, é a alicina, um dos componentes do alho. Ela é um forte antibiótico, muito efetiva na eliminação de bactérias e micróbios que causam a maioria das doenças respiratórias e digestivas. Além disso, é um antibiótico seletivo: por conta de ser natural, elimina essas bactérias malignas sem causar prejuízo àquelas que são boas para nosso corpo.

O alho é, TAMBÉM, um excelente fungicida e antiviral. Ele foi utilizado em pacientes portadores de HIV, que logo após o consumo de cinco dentes de alho diários, apresentaram atividade imune normal. Isso é mais uma prova dos potentes efeitos de cura do alho.

Comer alho cru emagrece?

É de conhecimento que o alho emagrece, mas qual a melhor forma de consumi-lo? É importante levar em conta que, para aproveitar ao último todos os nutrientes e benefícios do alho o melhor é consumir o alho cru.

Claro, existem outras formas de ingeri-lo, temos o alho desidratado e até óleo de alho. Inclusive, tem a possibilidade de consegui-lo em forma de capsulas processadas, que permitem que aproveitemos bem os componentes dele e demonstram uma solução ideal para quem não tolera seu cheiro ou sabor, portando, você já sabe… não tem desculpa para não comer alho!

chá de alho beneficios

Benefícios do alho em jejum

Consumir o alho em jejum diverge opiniões entre os especialistas. É muito comum ouvir as pessoas falarem que é apenas lenda urbana e que causa pouco efeito. No entanto, a verdade é que essa “lenda” é incrivelmente benéfica na prevenção e cura de bastantes tipos de doenças.

Vários estudos sobre as propriedades do alho mostraram que, no momento em que são consumidos em jejum, agem como um potente antibiótico natural. Sua eficácia é melhor na parte da manhã, pois as bactérias ficam expostas e não tem como se defender, o que deixa mais fácil de eliminá-las.

Assim como os benefícios da batata doce, para muitas pessoas que sofrem de pressão alta, o alho pode dar um grande alívio nos sintomas dessa doença. Além de ser bom para a circulação, ele evita problemas cardíacos e auxilia para melhor funcionamento do fígado e da vesícula. É fantástico no combate aos problemas de gástricos (ajuda na digestão e no apetite) e em quadros de diarreia.

Além de tudo isso, tem gente que garante terem encontrado um remédio maravilhoso para problemas nervosos ao ingerir alho em jejum. Além disso, ajuda a controlar os níveis de estresse, o que ajuda a evitar acidez estomacal, normalmente associada a ele.

alho emagrece

O alho na medicina alternativa

O alho é um ingrediente mundialmente reconhecido por seus diversos benefícios. Por isso, é conhecido por suas propriedades curativas há séculos.

Para a medicina alternativa, ele é considerado um dos ingredientes mais completos no auxílio da desintoxicação do organismo. Especialistas dessa área da medicina asseguram que o alho é tão poderoso que é capaz de expulsar parasitas e evitar o tifo, a diabetes, e até a depressão.

Enxergado por muitos séculos como um ingrediente medicinal, recentemente, o alho tem chamado a atenção até de quem está fazendo dieta. O alimento é considerado referência, um verdadeiro herói para muitos aspectos do funcionamento do nosso corpo. Isso porque alguns estudos já comprovam que um dos benefícios do alho é emagrecer. Fonte de mais de cem compostos ativos, sais minerais e vitaminas, o alho traz uma série de presentes para a saúde e a boa forma, bem como previne de resfriados e do aumento na produção de testosterona. Ele estimula o metabolismo, fortalece o sistema imunológico, controla o colesterol, combate infecções, reduz a pressão arterial e faz uma dieta detox no seu organismo!

Algumas receitas com alho…

O alho é inclusive uma fantástica escolha para dar sabor às receitas sem precisar exagerar nos limites de caloria e inclusive na quantidade de sal. Quem não gosta de um pão de alho no churrasco? Ou de dentes de alho assados junto às carnes? Se você é fã de alho, vai querer anotar essas receitas!

para que serve o alho

Para o recheio do pão de alho:

  • 200g de margarina ou manteira, derretida
  • 1⁄4 xícara (chá) de azeite de oliva
  • 100g de queijo mussarela, piacado
  • 15 dentes de alho, amassados ou picadinhos
  • O quanto quiser de salsinha e cebolinha, picadas

Para a massa do pão:

  • 1 pacotinho de fermento biológico (tem que ser do seco)
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 xícaras (chá) de água morna
  • 1⁄2 xícara (chá) de óleo
  • ¼ xícara (chá) da margarina derretida com alho
  • 30g de cebola, picada
  • 2 colheres (sopa) de sal
  • 800g de farinha de trigo
  • 1 ovo misturado com 1 colher (sopa) de café

Na primeira tigela, misture a margarina derretida, o azeite de oliva, os 15 dentes de alho triturados, e salsinha e cebolinha picada e reserve.

Na segunda tigela, coloque o fermento biológico, o açúcar, a água morna, o óleo, margarina de alho, a cebola, o sal e vá adicionando, aos poucos, a farinha de trigo enquanto sova a massa. Cubra a tigela e deixe descansar por meia hora.

Depois que a massa descansar, pegue, pequenas porções da massa, com as mãos e faça bolinhas. Coloque as bolinhas lado a lado dentro de uma fôrma retangular, que esteja untada com a margarina de alho (feita anteriormente). Passe nas bolinhas o restante da margarina de alho, pincele um ovo batido com café, polvilhe a sopa de cebola e deixe descansar até que o volume dobre (+/- 40 minutos). Leve no forno bem alto e pré-aquecido a 200 graus por cerca de meia hora. Retire do forno e sirva em seguida para toda a família, amigos e agregados!

Postagens Recentes

Deixe um comentário

COMECE A DIGITAR E PRESSIONE ENTER PARA PESQUISA

nova dieta dukan cardápio